Pular para o conteúdo principal

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

       O que são funções da linguagem? As funções da linguagem são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados, contexto do que é dito ou escrito por meio de palavras, da língua.

             As funções da linguagem apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicação. Qualquer produção discursiva, linguística (oral ou escrita) ou extralinguística (pintura, música, fotografia, propaganda, cinema, teatro etc.) apresenta funções da linguagem.

ELEMENTO FUNÇÃO
Contexto   Referencial
Emissor    Emotiva
Receptor   Conativa
Canal        Fática
Mensagem Poética
Código Metalinguística


ESQUEMA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO



Contexto: É o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. 

Mensagem: É o resultado, a comunicação em si.

Emissor: É aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).

Receptor: É aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecida como destinatário.

Canal: É o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

Código: É o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizados para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.

FUNÇÃO REFERENCIAL

      Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado, diz-se que a função predominante no texto é a referencial ou denotativa. Ex:

Cristo Redentor

      Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa. Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina. O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).
(fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor)

FUNÇÃO EMOTIVA

      Quando o objetivo da mensagem é a expressão das emoções, atitudes, estados de espírito do emissor com relação ao que fala, diz-se que a função da linguagem predominante no texto é a emotiva. Ex: Trecho do poema Cântico Negro

Cântico Negro
José Régio

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces 
Estendendo-me os braços, e seguros 
De que seria bom que eu os ouvisse 
Quando me dizem: "vem por aqui!" 
Eu olho-os com olhos lassos, 
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
 E cruzo os braços, 
E nunca vou por ali... 
A minha glória é esta: 
Criar desumanidades! 
Não acompanhar ninguém. — 
Que eu vivo com o mesmo sem-vontade 
Com que rasguei o ventre à minha mãe 
Não, não vou por aí! Só vou por onde 
Me levam meus próprios passos... 
Se ao que busco saber nenhum de vós responde 
Por que me repetis: "vem por aqui!"? ”

FUNÇÃO CONATIVA

       Quando o objetivo da mensagem é persuadir o destinatário, influenciando seu comportamento, diz-se que a função predominante é a conativa. Ex:




FUNÇÃO FÁTICA

      Quando o objetivo da mensagem é simplesmente o de estabelecer ou manter a comunicação, ou seja, o contato entre o emissor e o receptor, diz-se que a função predominante é a fática. Ex:


FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

      Quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem, diz-se que predomina no texto a função metalinguística. Ex: Mãos se desenhando.



FUNÇÃO POÉTICA 

      Quando o objetivo de mensagem é chamar a atenção para a própria mensagem, sugerindo que ela é o resultado de um trabalho de elaboração feito sobre sua forma, diz-se que a função predominante é a poética. Ex:. Poema Tabacaria de Fernando Pessoa

TABACARIA
 Fernando Pessoa

“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROVADORISMO: CANTIGAS Cantiga De Amor Quantos an gran coita d’amor  eno mundo, qual og’ eu ei,  querrian morrer, eu o sei,  o averrian én sabor.  Mais mentr’ eu vos vir’, mia senhor,  sempre m’eu querria viver,  e atender e atender!  Pero já non posso guarir,  ca ja cegan os olhos meus  por vos, e non me val i Deus  nen vos; mais por vos non mentir,  enquant’ eu vos, mia senhor, vir’,  sempre m’eu querria viver,  e atender e atender!  E tenho que fazen ma-sen  quantos d’amor coitados son  de querer as morte, se non  ouveron nunca d’amor ben  com’eu faç’. E, senhor, por én  sempre m’eu querria viver,  e atender e atender!    Tradução: Quantos o amor faz padecer penas que tenho padecido querem morrer e não duvido que alegremente queiram morrer. Porém enquanto vos puder ver, vivendo assim eu quero estar...